Visita à Vitacress

Na passada sexta- feira, dia 24 de novembro de 2017, os alunos do 11.ºB, do curso de Línguas e Humanidades, no âmbito da disciplina de Geografia A, realizaram uma Saída de Campo à Empresa Vitacress Portugal S.A., que opera na Quinta dos Cativos, Boavista dos Pinheiros, Odemira, e pertence ao Grupo RAR Holding. A Vitacress é a empresa responsável por todas as operações do Grupo RAR no mercado de produtos frescos, e está vocacionada para a produção de saladas “prontas a comer” e ervas aromáticas frescas.

Saímos do Colégio por volta das 10h30. No nosso destino fomos muito bem recebidos pela Sr.ª Engenheira Agrónoma Catarina. Inicialmente fez-nos uma apresentação da empresa, das exportações e da agricultura biológica que era o principal motivo por que nos dirigimos ali.

A seguir foram-nos dadas algumas instruções higiénicas, coletes e toucas. Depois visitamos os campos agrícolas biológicos. No percurso, os alunos fizeram registos fotográficos e colocaram algumas perguntas à pessoa responsável. Nos campos de maior dimensão vimos inúmeras variedades de alfaces, rúcula, coentros e espinafres onde os alunos, inclusive eu e a professora Joana Costa tivemos a oportunidade de provar.

De regresso ao ponto inicial, e após alguns momentos fotográficos, despimos os coletes, retiramos as toucas e fomos almoçar. Subimos à sede da empresa, passamos pela zona do escritório, e apreciamos a fábrica pelas janelas do corredor. Na cantina fomos muito bem recebidos e servidos. Algumas pessoas tiveram a oportunidade de provar um vinagre produzido pela Vitacress, o Vinagre de Frutos Vermelhos, que era a meu ver ÓTIMO!

Acabamos de almoçar, despedimos e agradecemos à Sr.ª Engenheira e seguimos de regresso ao Colégio.

Esta saída de campo contribui para aprofundar os nossos conhecimentos sobre a agricultura, matéria lecionada na disciplina de Geografia A e também para ficar a conhecer um pouco melhor a economia e empresas locais do concelho.

Para mais informação visitem a página virtual da Vitacress, onde poderão conhecer detalhes interessantes como as máquinas à medida, a variedade de produtos, as propostas de receitas e as dimensões social e ambiental cultivadas pela empresa Vitacress Portugal, in http://www.vitacress.pt/producao/ .

Neuza Silva, 11.º B

vitacress.jpg