Aluna do Colégio na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017

Aluna do Colégio na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2017

 
Assembleia da República Portuguesa

Assembleia da República Portuguesa

No passado dia 9 de maio, desempenhei a função de Secretária na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, realizada na Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa.

No início da sessão, a Presidente da Mesa, Sara Santos, Deputada do círculo de Aveiro, partilhava a mesa com o Presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, com o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, o Deputado Alexandre Quintanilha, com a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão (em representação do Ministro da Educação) e com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Seguiram-se as intervenções do Presidente da Assembleia da República, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência e dos Secretários de Estado na sessão de abertura do Plenário do Parlamento dos Jovens, após as quais a Presidente passou a partilhar a mesa com a Vice-Presidente da Mesa, Marta Inácio, Deputada do círculo de Portalegre, com o Secretário da Mesa, Miguel Parente, Deputado do círculo do Porto, e comigo, Secretária da Mesa, Deputada do círculo de Beja.

A Sessão Plenária foi dividida em dois períodos: o de perguntas e o de debate e votação da nossa recomendação final sobre o tema “A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local.”. 

Durante o período de perguntas tivemos a presença da Margarida Balseiro Lopes e Duarte Marques (PSD), da Odete João e João Galamba (PS), do Luís Monteiro (BE), da Ilda Araújo Novo (CDS-PP), da Ana Mesquita (PCP) e da Heloísa Apolónia (PEV).

No decurso do período de debate, tive a oportunidade de observar a capacidade de argumentação dos Porta-vozes de cada círculo presente e digo sinceramente que fiquei bastante surpreendida, pois concluí que a juventude de Portugal está bem preparada para o amanhã, o que mostra que os jovens querem saber da política, querem saber do seu futuro, estão preocupados e estão a trabalhar.

Ter a oportunidade de ver o desempenho de cada um deles fez, inclusivamente, com que a vontade de participar civicamente na minha vida fosse ainda maior.

Por fim, resta-me dizer que foi uma experiência inesquecível e deveras gratificante. Estou confiante e acredito na juventude de hoje!

pj0031.jpg
pj0021.jpg
pj0041.jpg
Inês Português, aluna n.º 7 da Turma C
do Curso Profissional Técnico de Receção

logo me 2016

logo 2020 logo POCH logo CE logo erasmusmais logo escolavoluntaria
© 2018 Colégio de Nossa Senhora da Graça. Todos os direitos reservados.