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O QUE É?

É um curso que tem como principais objetivos dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem:

  • Assegurar contatos de qualidade com clientes e parceiros através do auxílio das novas tecnologias da informação e comunicação;
  • Realizar operações de marcação, de ocupação e de faturação;
  • Efetuar serviços de acompanhamento de clientes, no check-in e check-out;
  • Prestar, com clareza, informação sobre os serviços oferecidos, património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país, em português , inglês e francês;
  • Colaborar, ativamente, na definição dos objetivos, regras de funcionamento e promoção da qualidade dos serviços prestados.

 

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DESTINATÁRIOS

  • Alunos que tenham concluído o 3.º ciclo do ensino básico geral ou certificação legalmente equivalente.
  • Alunos com projetos de vida que passem pela necessidade ou vontade de inserção imediata na vida ativa.
  • Alunos que privilegiem as componentes de formação escolar, prática e profissionalizante, com espírito criativo e empreendedor e gosto pela novidade e as relações humanas.

 


 

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PLANO DE ESTUDOS

Componente de Formação Total de horas (a)
 (ciclo de formação)
 Sociocultural
 Português    320
 Inglês (b)    220
 Área de Integração    220
 Tecnologia da Informação e Comunicação    100
 Educação Física    140
  Subtotal:  1000
 Cientifica
 Economia    200
 Psicologia e Sociologia    200
 Matemática    100
   Subtotal:  500
 Técnica
 Operações Técnicas de Receção    366
 Informação Turística e Marketing    290
 Administração, Contabilidade e Legislação    264
 Comunicar em Francês    180
 Formação em Contexto de Trabalho    600
   Subtotal:  1700
 Total de horas do curso:   3200
a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, de acordo com o estabelecido na portaria n.º 74-A/2013, de 15 de Fevereiro, e demais regulamentação aplicável.
(b) O aluno deverá dar continuidade e uma das línguas estrangeiras estudadas no ensino básico.
De acordo com o Decreto-Lei nº139/2012 de 5 de julho, os alunos dos cursos profissionais que pretendam prosseguir estudos no ensino superior devem realizar os exames finais nacionais na qualidade de autopropostos:
  • na disciplina de Português, da componente de formação geral;
  • numa disciplina trienal da componente específica dos cursos científico humanísticos;
  • numa qualquer disciplina bienal da componente de formação específica dos cursos científico humanísticos.
 
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EXPERIÊNCIA

  • Contato e experiência com o mundo do trabalho ao longo da formação.
  • Participação em projetos diversos de simulação prática de conteúdos, de enriquecimento cultural, social e ambiental, de descoberta vocacional e profissionalizante.
  • Saídas de campo a unidades institucionais e económicas.
  • Realização de experiência Eramus+

CERTIFICAÇÃO

  • A obtenção de um diploma de conclusão de nível secundário de educação (12.º ano).
  • Certificado de qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificação.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS E PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

  • Emprego em serviço de receção, em estabelecimentos turísticos, hospitais, clinicas, consultórios e superfícies comerciais de média e grande dimensão.
  • Continuar a formação e especialização profissionalizante em Portugal ou na União Europeia.
  • Prosseguir estudos superiores de curta duração no ensino politécnico, em cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP), com certificação profissional de nível 5 (Técnico Superior Profissional), sem necessidade de realização de exames nacionais (DL 43/2014, de 18 de março).
  • Prosseguir estudos superiores de caracter politécnico ou universitário, mediante a realização de exames de acesso à área de formação pretendida.

 

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