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O QUE É?

É um curso que tem como principais objetivos:
  • Dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem observar e organizar o espaço envolvente, compreender a ciência e a tecnologia, reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea;
  • Desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos do aluno na área das ciências e das tecnologias, bem como a sua capacidade de visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginadas.

 

DESTINATÁRIOS

  • Alunos que tenham concluído o 9.º ano e realizado os exames nacionais de Português e de Matemática.
  • Alunos com projetos de vida que passem pelo prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico.
  • Alunos com sensibilidade para a matematização do real, a investigação científica e a inovação tecnológica, iniciativa, vontade empreendedora e gosto pela colocação da ciência e da tecnologia ao serviço do progresso humano.

 


 

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PLANO DE ESTUDOS

COMPONENTE DE
FORMAÇÃO
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMANAL
(minutos) (a)
 10.º 11.º 12.º
GERAL  Português 200 200 225
 Língua Estrangeira I - Inglês (b) 150 175 ---
 Filosofia 175 175 ---
 Educação Física 175 150 150
Subtotal: 700 675 375
ESPECÍFICA Matemática A 250 275 300
Opções (c):
- Física e Química A
- Biologia e Geologia

325
325

325
325

---
---
Opções (d):
- Biologia
- Química
- Física

-
-
-

-
-
-

175
175
175
Opções (e)
- Psicologia B

-

-

175
Subtotal: 900 925 650
  Educação Moral e Religiosa Católica (f) 90 90 90
TOTAL:  1690 1690 1115
(a) Carga horária semanal organizada em períodos de 50 minutos, assumindo a sua distribuição por anos de escolaridade um caráter indicativo. Em situações justificadas, a escola poderá utilizar uma diferente organização da carga horária semanal dos alunos, devendo contudo respeitar os totais por área curricular e ciclo, assim como o máximo global indicado para cada ano de escolaridade.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(c) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(d) (e) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (d).
(f) Disciplina de frequência facultativa, nos termos do artigo 19.º, com carga fixa de 2 × 45 minutos.
(g) Carga máxima em função das opções dos diversos cursos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS E PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

Medicina

Engenharia Informática

Cardiopneumologia

Agronomia

Neurofisiologista

Arquitetura

Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica

Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia

Dietética e Nutrição

Medicina Veterinária

Análises Clínicas e de Saúde Pública

Energias Renováveis

Podologia

Bioquímica

Psicologia

Produção Alimentar em Restauração

Radiologia

Gestão

Audiologia

Informática de Gestão

Higiene Oral

Contabilidade

Enfermagem

Administração da GNR

Fisioterapia

Administração Militar

Terapia Ocupacional

Tecnologia e Design de Produto

Farmácia

Desporto

Prótese Dentária

Educação Básica

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