Visão, Missão e Valores

A Visão

O Colégio de Nossa Senhora da Graça tem como Visão continuar o processo de valorização das práticas educativas, pedagógico-didáticas e a diversificação da oferta educativa e formativa, com vista ao sucesso educativo dos alunos, no combate ao abandono e absentismo escolares.
A aposta na modernização da escola e na formação dos seus recursos humanos, bem como a interação permanente com o meio envolvente, através da celebração de parcerias essenciais e enriquecedoras do seu projeto, constituirão os meios essenciais para cumprir a missão do Colégio.

Missão

O Colégio de Nossa Senhora da Graça, inspirado no seu fundador, Arcediago Joaquim Maria Lourenço, tem como Missão a educação e a formação de cidadãos responsáveis, autónomos e criativos, dotados de competências científicas e técnicas, capazes de uma intervenção social crítica e construtiva, pautada por valores cristãos.
Pretende-se, assim, que o Colégio seja:
  • Uma escola humanista, solidária e inclusiva, sem diferença de género, de condição socioeconómica, familiar, de religião ou outra, orientada pelos valores da ética, pelo respeito por si próprio, pelos outros e pelo ambiente, num contexto de responsabilidade e de justiça;
  • Um espaço onde o esforço, o empenho, a disciplina e a civilidade na aquisição dos conhecimentos e das competências pessoais e profissionais sejam valorizados como meios de alcançar o sucesso;
  • Um lugar onde se estimula a criatividade de todos os agentes educativos, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais aliciantes e mais rigorosos, promotor de um clima institucional onde os atores educativos e os alunos se sintam felizes e assim possam desempenhar melhor os seus papéis.

Valores

A ação do Colégio deve nortear-se pelos princípios considerados essenciais à valorização do SER HUMANO como pessoa única e digna

Pretende-se que o Colégio seja uma escola integradora e aberta ao exterior, onde se pratiquem e incutam, através da reflexão, da responsabilização e do exemplo, valores universais inquestionáveis como o respeito, a dignidade, a liberdade, a família, o ambiente, a comunicação, a cooperação, a confiança, a esperança, o otimismo, a resiliência, a ética, a bondade e a integridade aliados à exigência, ao trabalho, ao rigor, à transparência e à verdade.

Rua Custódio Brás Pacheco, n.º 16 7645-253 Vila Nova de Milfontes Portugal

• dummy (+351) 283 996 103