FAKE NEWS EM DEBATE EM BEJA
UM DIA DE MUITO DEBATE E DE MUITO CONVÍVIO
Para muitos jovens residentes no distrito de Beja, o passado dia 15 de março foi, mais uma vez, destinado à sessão distrital do Parlamento dos Jovens, sessão essa que tem como objetivo eleger o projeto de recomendação deste círculo e nomear os seus representantes à sessão nacional. Para tal, representantes de quatorze escolas deste distrito reuniram-se no IPDJ em Beja, para debater ideias e medidas. Este ano, o tema em debate incidia sobre “O impacto da desinformação na democracia”, ou seja, de que forma as chamadas fake news podem ter repercussões na nossa vivência enquanto sociedade.
Terminada a sessão de abertura, passaram a ser apresentadas as medidas propostas por cada escola e feitas perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas. Após este momento, realizou-se a votação para que se pudesse escolher as que melhor se pensavam encaixar no objetivo. O projeto mais votado foi o da Escola Secundária Diogo de Gouveia.
Finalizada a hora de almoço, os trabalhos foram retomados. Foram criados grupos de escolas onde as medidas escolhidas foram analisadas e onde poderiam ser propostas algumas alterações ao projeto de recomendação final. Depois de serem partilhadas estas ideias, todas foram votadas e, assim, apenas algumas aprovadas.
Por fim, realizou-se uma última votação: para os representantes do círculo de Beja à Sessão Nacional, na qual tivemos a honra de ficar em primeiro (o Colégio de Nossa Senhora da Graça) acompanhados da Escola Secundária de Serpa e da Escola Secundária D. Manuel I, elegendo ainda como porta-voz um dos nossos deputados efetivos - Tomás Paz.
Desta forma, terminou a sessão distrital de Beja, um dia de muito debate, de muito convívio e de muitas ideias, voltando para casa com a certeza de que é, de facto, nos jovens que está o futuro da democracia.